Boa localização, crescimento harmônico no tempo, preocupação pelo desenho urbano e o fato de entregar uma estrutura que permita "semear o DNA de uma habitação de classe média", são os pontos chave do ABC da habitação incremental, desenvolvido pelos arquitetos chilenos do ELEMENTAL. Em suas palavras, trata-se de "assegurar um equilíbrio entre densidade e baixa altura -sem superlotação- com a possibilidade de expansão (da habitação social à casa de classe média)".
Seguindo essa linha de ação, o escritório liberou os desenhos técnicos de 4 dos projetos realizados sob esses princípios, para que sirvam como bons exemplos de projeto, já implementados e testados na realidade. No entanto, apesar de colocá-los à disposição para sua livre consulta e download, os arquitetos enfatizam que esses desenhos devem ser ajustados para cumprir com as normativas e os códigos de obra de cada realidade local, utilizando materiais construtivos pertinentes.
Quinta Monroy | Iquique, Chile - 2003
Ao invés de fazer uma moradia pequena (em 30m2 tudo é minúsculo), optamos por projetar uma habitação de classe média, a qual podemos entregar, por agora (dados os recursos disponíveis), somente uma parte. Neste sentido, as partes difíceis da casa (banheiros, cozinha, escadas e paredes divisórias) estão projetadas para o estado final (uma vez ampliado), quer dizer, para uma habitação de 70m2.
[Revise o projeto completo]
Cortes
Carpintaria
Conexões
Escada Metálica
Habitação Villa Verde | Constitución, Chile - 2010
Poderíamos ter tomado um das nossas mais econômicas tipologias e utilizado o dinheiro extra para terminá-las, preenchendo o vazio que famílias esperavam para ser concluído. Mas nós pensamos mais uma vez, na aplicação do princípio da construção incremental e na priorização dos componentes mais complexos, desta vez com padrões mais elevados, tanto para o inicial como para o cenário final.
[Revise o projeto completo]
Corte Longitudinal / Detalhes
Detalhes
Divisórias
Portas / Janelas / Detalhes
Escada
Habitação Monterrey | Monterrey, México - 2010
O projeto propõe um edifício contínuo de três pisos de altura, cuja secção mostra a sobreposição de uma habitação (primeiro nível) e um apartamento duplex (segundo e terceiro nível). Ambas as unidades estão projetadas para facilitar técnica e economicamente o desejado padrão final de classe média, do qual entregaremos a “primeira metade” (40m2).
[Revise o projeto completo]
Plantas
Cortes
Detalhes
Lo Barnechea | Santiago, Chile - 2010
O projeto implanta-se em um dos bairros mais caros de Santiago. Projetamos o conjunto, trabalhando com um orçamento de subsídios muito baixo, para que as famílias pudessem manter seus benefícios: a proximidade a seus trabalhos, à educação, ao transporte, aos estabelecimentos de saúde, e inclusive a espaços públicos e de lazer de qualidade.
Cortes
Detalhes
Baixe os desenhos técnicos desses projetos no site oficial do ELEMENTAL.
©2016 ELEMENTAL Alguns Direitos Reservados.
Os desenhos técnicos aqui apresentados foram realizados para uma localização específica e normas vigentes na época em que foram desenvolvidos. ELEMENTAL autoriza o uso dos desenhos como guia para o desenvolvimento de projetos habitacionais, na medida que profissionais qualificados transformem e adequem esses projetos às condições construtivas e normativas de cada local. ELEMENTAL NÃO assume nenhuma responsabilidade nos projetos construídos e NÃO dá direito de usar a marca ELEMENTAL em sua difusão, comercialização ou qualquer outro produto relacionado.